segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Reportagem - Um campineiro em Hair


Minha matéria publicada no jornal Correio Popular - 04/12/11

Fábio Trindade
DA AGÊNCIA ANHANGUERA

No papel de D. Miguel em Império, de Miguel Falabella
Tudo começou em 2002, com o grupo amador de teatro musical Drama Club, do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos em Campinas. Na época, as atuações aconteciam apenas em montagens regionais de musicais da Broadway, como Footloose, mas, mesmo sendo musical, os hits precisavam ser dublados. Até então, o ator campineiro Ricardo Nunes, de 36 anos, só havia cantado em bandas de rock e feito teatro, em 1994, na escola que frequentou nos Estados Unidos durante um intercâmbio. Mas foi a partir dessas experiências que Ricardo se apaixonou pela área e desde então os musicais nunca mais saíram de sua vida. No elenco da superprodução Mamma Mia, em cartaz apenas até o próximo dia 18 no Teatro Abril, em São Paulo, a agenda do campineiro já está traçada. Em janeiro, Ricardo estará no clássico musical Hair, no Teatro Shopping Frei Caneca, também na capital.

Quando descobri que havia uma forma de teatro cantado que não era ópera, moderno e muito mais teatral, eu me encantei, pois senti que poderia juntar tudo que sempre gostei, a brincadeira de faz de conta, com a música e o canto. Depois do inicio no Drama Club, alguns amigos resolveram levar a serio essa diversão e montaram um grupo de musicais, para criar trabalhos autorais. Eu também quis seguir carreira, porque a música sempre foi a minha paixão”, lembrou Ricardo.

Em 2006, o campineiro se juntou ao grupo Couvert S/A, onde começou a ter experiências reais do trabalho de um ator de musical, criando, ensaiando, e divulgando o próprio trabalho. “Foi uma experiência maravilhosa e que me preparou pra fazer a audição do musical Império, do Miguel Falabella, no Rio de Janeiro. É uma área bem difícil, porque precisamos de dedicação total e não temos garantia nenhuma de continuidade.”

Como o pai e um dos irmãos são dentistas, para conseguir se dedicar a arte, estudando e fazendo aulas, Ricardo desenvolveu a habilidade de fazer dentes de porcelana, como forma de ganhar dinheiro. “Fiz alguns cursos e hoje trabalho também como ceramista dental nas horas vagas, quando estou em cartaz, e em tempo integral quando não estou em nenhum musical. Eu preciso me sustentar, ter o meu dinheiro, já que apenas teatro é uma área muito difícil. A gente não sabe quando vai ter trabalho. Fiz vários testes e não passei, mas agora, ainda bem, vou emendar um musical no outro. Estou trabalhando muito e com muita satisfação. Além disso, fiz faculdade e sou formado em psicologia, mas não atuo na área”, conta.

Cena do musical Jekyll & Hyde - O médico e o Monstro
A primeira superprodução musical vinda da Broadway, em São Paulo, que Ricardo participou, foi o sucesso Jekyll & Hyde - O Médico e o Monstro. No papel do antagonista Simon Stride, foi nessa peça que Ricardo conheceu e começou a namorar Kiara Sasso, a grande queridinha e o maior nome do teatro musical do País, tendo no currículo musicais como O Fantasma da Ópera, A Noviça Rebelde e A Bela e a Fera - além de ser a protagonista de Mamma Mia. “Foi em uma festa, pouco antes de estrear, que começamos a nos conhecer. Nossa relação funciona muito bem, afinal, nós dois fazemos a mesma coisa. A gente se ajuda nos trabalhos, ela já está bem avançada na técnica, então tiro dúvidas, ela me ajuda nas audições, na escolha das músicas. É muito gostoso.”

E foi justamente a Kiara que apresentou Hair ao Ricardo. “Ela é muito amiga do Cláudio Botelho e Charles Möeller (responsáveis pela versão e direção da peça), e me indicou para os testes. Ela já conhecia, tinha assistido, e me incentivou a fazer as audições. Já estamos ensaiando, eu farei o Hubert e talvez faça o alternante do George Burger, que é o protagonista. É muito legal”, disse. Kiara também estará no elenco de Hair.

Ricardo com o elenco de Mamma Mia
Entre seus sonhos, Ricardo gostaria de fazer o musical off-Broadway The Last Five Years, que explora o relacionamento de cinco anos de um casal, sendo que cada um deles conta a trajetória desse romance cronologicamente, porém, de forma reversa. Um do começo até chegar aos cinco anos, e o outro o contrário. “Tive a oportunidade de ir à Broadway, pela primeira vez, este ano. Foi Fantástico. Esse musical é fantástico, concorreu ao Tony, fico cantando as músicas. Eu prefiro musicais mais intimistas, do que aquelas peças fantasiosas. Outro musical que me agrada é Next to Normal, que é muito interessante.”

Hair

A estreia de Hair na Broadway foi há 40 anos, gerando polêmica e se tornando um fenômeno por retratar o nascimento do movimento cultural hippie e da revolução sexual dos anos 60. Hair conta a história da Tribo, um grupo de hippies cabeludos politicamente ativos da Era de Aquário, que levam uma vida boêmia em Nova York e lutam contra o alistamento militar para o Vietnã. Muitas de suas canções tornaram-se hinos dos movimentos populares anti-guerra do Vietnã nos Estados Unidos. Entre os sucessos, Aquarius e Let the Sunshine In marcaram época. O elenco da montagem paulistana mescla atores que participaram da temporada carioca. O musical fará temporada em São Paulo, de 13 de janeiro a 29 de abril de 2012, no Teatro Frei Caneca.








Nenhum comentário:

Postar um comentário