terça-feira, 22 de novembro de 2011

Reinventar para crescer: musicais invadem acampamentos de férias

Fernanda Chamma assina a direção artística
d edição do Circuito Broadway Camp 
Os musicais estão ganhando cada vez mais força no Brasil, finalmente. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2012, teremos pelo menos quatro superproduções acontecendo em SP ao mesmo tempo (A Família Addams, Cabaret, Hair e Priscilla - A Rainha do Deserto). Para acompanhar esse crescimento, e ter a possibilidade de transformar o País em um ninho de musicais, também é preciso ter profissionais a altura.
Estamos acostumados a ver sempre os mesmos (grandes) nomes do teatro musical nacional, que brilham em cada peça que fazem. Mas a diferença entre Brasil, Broadway e West End é que a nação verde e amarela ainda está dependente de alguns nomes, seja como protagonistas, ou mesmo os apoios. Nos outros dois locais, você vai de um teatro a outro e pensa “minha nossa, quanta gente talentosa. Como é possível?” Isso acontece, principalmente, porque existe MUITA concorrência, e para estar lá, você PRECISA se destacar, e isso é uma tarefa que exige muito.
Percebo que as coisas estão mudando lentamente por aqui, porque atualmente é possível sim sentar em um teatro sem os destaques atuais e ter uma grande noite.
Por outro lado, isso não é algo que possa ser alterado no curto prazo. Aproveitei então para fazer esse post porque recebi esta semana algo que achei interessante - não que eu seja fã de ficar fazendo divulgação. Mas, enfim, acho que é algo interessante.
Jovens entre 8 e 16 anos podem aproveitar as férias de janeiro de forma diferente. Os musicais da Broadway chegaram aos acampamentos de férias. Entre os dias 24 e 29 de janeiro, os acampantes do NR (na Serra da Mantiqueira em Sapucaí Mirim) poderão desvendar os segredos do estilo, aprender coreografias de peças famosas, cantar e descobrir como se tornar uma estrela dos palcos durante a primeira edição do CIRCUITO BROADWAY CAMP.
Seguindo os moldes de projetos internacionais consagrados, como o CAMP BROADWAY, que anualmente reúne milhares de participantes em acampamentos nos Estados Unidos, o CIRCUITO BROADWAY CAMP é um programa de férias temático, desenvolvido pelo Circuito Broadway e o NR Acampamentos. Nesse encontro, grandes nomes do teatro musical brasileiro estarão reunidos para uma série de workshops e aulas especiais de canto, dança, sapateado, estilo e interpretação com as estrelas dos palcos, como atores, diretores e coreógrafos.
Quem assina a direção artística é Fernanda Chamma, coreógrafa que têm grandes produções musicais no currículo, como A Gaiola das Loucas e os musicais que entram em cartaz ano que vem, A Família Addams e Xanadu.
Obviamente, cinco dias não deixarão nenhuma criança pronta para entrar em um musical, mas é um começo para os jovens descobrirem essa arte. Outro fator que precisa ser levado em consideração é o custo para passar esses cinco dias no Camping, que não é barato (R$ 1,8 mil). Por isso, analisar a vontade de fazer parte dessa área é fundamental. Mas tenho certeza que a atividade será, pelo menos, um ótimo divertimento.

Serviço

Nenhum comentário:

Postar um comentário